segunda-feira, 6 de junho de 2016

Diferença de madeira na escala: Rosewood vs Maple - Teste Comparativo!

Vamos assistir mais uma comparação entre madeiras, dessa vez usando a mesma telecaster com dois braços diferentes, um inteiriço em maple e outro com escala em rosewood, quem conseguirá acertar o blind test?


11 comentários:

  1. De fato há uma diferença, embora bastante sutil. Tive a impressão de que com o braço em rosewood o som soa pouquíssima coisa mais "metálico", com mais graves e agudos, com o braço em maple soando mais "médio".

    Mas a diferença é beeeeeem sutil. Seria assim excesso de preciosismo dispensar uma guitarra com braço em rosewood (exemplo) exclusivamente por causa do som (não falando de pegada, que aí acredito que a diferença seja mais sensível).

    Acho também que o modelo da guitarra faz diferença. Penso que numa strato a diferença é mais perceptível, mas também não tenho certeza (e não sei porque).

    Não sei, mas para meu gosto prefiro rosewood. O som é mais metalizado, a pegada é mais "dura" e acho mais bonito.

    Ótimo teste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho rosewood também melhor, pegada mais gostosa, som mais equilibrado e manutenção mais fácil: limpeza da escala, nivelamento e troca de trastes

      Excluir
    2. Mad, já tocou em escala de ébano ou marfim? E as madeiras nacionais? Sabe dizer se muda muito?

      Excluir
    3. |Marfim, claro, braço de peça única, é legal mas se a madeira não estiver bem seca o braço "encolhe" e os trastes "sobram", boa parte das tagimas mais antigas tinham esse problema, uma coisa horrorosa, ébano é muito bonito, só toquei em violão, já toquei também na SRV signature que vem com escala em pau ferro, não vi muitoa diferença pro rosewood

      Excluir
  2. Boa Tarde Mad,mudando o assunto gostaria da sua opinião sobre a squire classic vibe que estou interessado. Segue o link:
    https://www.facebook.com/fernando.ozeki.9/media_set?set=a.1738462016428407.1073742105.100007938755634&type=3&pnref=story

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz? Olha, a guitarra parece estar novinha, vendo as fotos se vê que a ponte foi substituída por uma semelhante as da american standard antiga, para o meu gosto é até melhor mas chamo atenção para duas coisas, primeiro isso pode desvalorizar a guitarra pela perda da originalidade, vc está colocando uma ponte moderna em uma guitarra com uma poposta vintage, em segundo lugar certifique-se que essa ponte foi substituída da forma correta, ou seja, fechando corretamente os 6 buracos originais com madeira e cola, se não é feito corretamente a madeira pode ceder, especialmente se cordas grossas forem usadas, arruinando o instrumento

      Excluir
    2. Oi Mad obrigado. Acho que voçe me tirou de uma fria. Sem querer abusar e com relação a esta squire que esta no site da eletrolegal.
      http://www.eletrolegal.com.br/produto/squier-standard-stratocaster-mn-blk/11752

      A loja me pareçe ser de confiança.
      Obrigado de novo.

      Excluir
    3. A loja é muito confiável e a guitarra é ótima.

      Excluir
    4. Blz Mad, mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

      Excluir
  3. Olá qual vc me indcaria para uma Telecaster da Tagima T405, Marfim, Maple ou Rosewood?

    ResponderExcluir
  4. Recomendaria com a escala em rosewood, se disponível, porque nunca vi TG405 com esse tipo de escala

    ResponderExcluir