sábado, 22 de agosto de 2015

Como retirar as cordas e depois reaproveitar as mesmas !

Olá !

"Ah, se eu soubesse"...

Tem coisas na vida que fazem a gente se sentir uma verdadeiro panaca depois que descobre...

Não, eu não votei na Dilma, não é isso !

O problema é que às vezes eu tinha que retirar as cordas da guitarra e acabava perdendo o jogo de cordas por não conseguir reaproveitá-las. Isso acontecia quando eu trocava a ponte de uma stratocaster em algum upgrade, ou trocava os carrinhos (saddles). O resultado era que um jogo muitas vezes novinho de cordas era desperdiçado...

Por quê ?

Porque quando retiramos as cordas, a parte que estava enrolada nas tarraxas permanece torcida depois que a corda é retirada, isso impossibilita de passar a corda pelo estreito buraco do bloco da ponte, quando quiser instalá-la de novo. Com as cordas mais grossas é possível ainda esticá-las e passar pela ponte mas com as mais finas é muito difícil.

E como está caro um bom jogo de cordas !

Mas um dia, descobri um truque para fazer isso com a maior facilidade ! Você vai precisar apenas de um canudinho desses que vem junto com alguns produtos em spray, tipo aquele vermelhinho que vem junto da embalagem do WD-40:


Agora, basta introduzir a  corda em uma extremidade do tubo:


Feito isso, basta então atravessar o bloco da ponte com o tubinho e a corda juntos, retirando do outro lado !




Pronto, simples assim ! Nossa, quantos jogos de cordas eu desperdicei por não ter pensado em uma solução tão simples !

É isso, abç !

Mad

3 comentários:

  1. Sei que isso não tem muito haver com seu post (ou absolutamente nada a ver) mas, estou pensando seriamente em comprar uma LES PAUL, apesar de ser iniciante, adoro a beleza peculiar destes modelos. Entretanto, pelo motivos de eu tambem ser iniciante, tenho que pensar no custo benefício.
    Estou na duvida entre VINTAGE LESPAUL V100 (ou Paradise) e a TAGIMA LESPAUL (legend)... Qual seria a melhor custo benefício? Qual me indicaria? Aguardo sua resposta meu amigo, e desde já muito obrigado. (acompanho sempre seu trabalho, e é realmente muito bom)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, são guitarras bem próximas, em tese as vintage seriam melhores mas o ideal seria vc testar lado a lado e escolher a que gostar mais, as duas são les pauls bem clássicas, ou seja, instrumentos pesados e com braço grosso, se quiser pesquisar uma LP mais moderna, olhe essa aqui:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-672797212-esp-ltd-ec-256-fm-lemon-drop-guitarra-les-paul-loja--_JM

      Excluir