domingo, 1 de dezembro de 2013

Review: Tagima TG530 "Woodstock"

Olá !

Nos últimos posts, apresentamos uma proposta para melhorar as reviews de instrumentos. Neste post, vamos aplicar essa metodologia na review do novo lançamento da Tagima, a stratocaster TG530, denominada "Woodstock".

Esta strat é mais uma guitarra fabricada na China e distribuída pela Tagima. Como a maioria das strats de baixo custo, esta também vem com corpo em basswood e com braço em maple. O diferencial dessa guitarra está na qualidade da pintura do corpo e no acabamento do braço, talvez por isso custe um pouco mais do que as strats chinesas com essas especificações.

Pintura e Acabamento

O corpo vem com uma pintura em PU de excelente qualidade. A guitarra que eu examinei vinha com uma pintura vermelho metálica na cor "candy apple red". Já comentei em post passado que considero esta cor a mais bonita de todas ! A tonalidade do candy apple red dessa guitarra  é muito bonita e não ha encontrei um única falha na pintura. Cheguei também a testar na loja uma da cor azul metálico, igualmente excelente. E o mesmo pode ser dito em relação ao verniz do braço, feito em uma bela tonalidade e muito bem aplicado. Este acabamento combinado com o escudo e plásticos "mint green", também de ótima qualidade, resulta em uma stratocaster realmente linda !

Tagima TG530 Woodstock



Braço e Trastes

O braço tem 22 casas e é feito em maple, porém, não em peça inteiriça, ou seja, a escala é esculpida em uma peça à parte. Não entendo bem o porque dos fabricantes fazerem isso, presumo que é por uma questão de facilitar a linha de produção, um mesmo braço pode ser usado para receber escala clara ou escura, segundo a demanda dos pedidos. Tenho uma certa reserva quanto a isso, preferiria que viesse em peça única mas não tenho elementos para dizer se o timbre pode ser comprovadamente afetado por essa construção.

Detalhe da do braço em maple, com escala em peça separada

A marcação dos dots é preta e os trastes médios. A nut é plástica.

detalhe do braço e dos trastes


Parte Elétrica

Já a parte elétrica traz 3 singles cerâmicos. Curiosamente, a primeira vez que eu vi essa guitarra na loja, tive quase certeza que ela vinha com captadores em alnico quando toquei nela. Realmente a aparência externa dos singles deixa dúvida se são de alnico ou cerâmicos mas mas quando abri essa da review comprovei que são, de fato, singles cerâmicos.

Aparência externas dos captadores

Parte Elétrica: captadores cerâmicos

Porém, achei o timbre dos singles legal, a guitarra entrega um som de strat bem convincente com os captadores originais. 

* * * Editado - um leitor informa (vejam nos comentários) que a guitarra deveria vir com os captadores em alnico, como está descrito no site de algumas lojas e que a Tagima se prontificou a substituir os captadores cerâmicos por um set em alnico. Entrei em contato com a Tagima e vamos confirmar esta informação. Neste caso, a guitarra ganharia muito em atratividade ! * * * 

* * * Edit 04/12/2013 * * * Então, recebi a resposta da Tagima nos seguintes termos: 

"Em 04/12/2013 09:20, Williamar Campos Ambrosio escreveu:
Ola tudo bem?
Peço desculpas pelo erra , mais esse modelo possui captador com imã cerâmico e não alnico. Esse foi uma erro de copiar e colar na hora de fazer a descrição que infelizmente deixamos passar desapercebidos .
Abraço."
Acho lamentável esse tipo de posicionamento  mas já esperava por algo do tipo, afinal, mostra bem como as empresas brasileiras tratam o consumidor. Montar uma fábrica, treinar operários e controlar a qualidade dos produtos é algo um tanto complexo. Já encomendar instrumentos chineses e conferir o que recebeu deveria ser algo bem mais simples, mas, com certeza, mesmo isso deve estar além da capacidade de quem tem dificuldades em copiar e colar.... Alguns sites onde o consumidor é enganado, digo, informado que a guitarra vem com captadores em alnico:

http://www.carneiromusic.com.br/produto/3328-guitarra-tagima-woodstock-series-tg-530-sg
http://www.musicacenter.com.br/ecommerce_site/produto_6624_10826_Guitarra-Tagima-Stratocaster-Woodstock-Series-TG530
http://www.mundomax.com.br/guitarra-woodstock-series-tg530-verde-tagima
http://eurosoundmusical.com.br/index.php/guitarra-tagima-tg-530-woodstock-series-surf-green-1156.html
http://www.elomusical.com.br/2011/4,CORDAS/48,Guitarras/8819,GUITARRA_TAGIMA_WOODSTOCK_-_TG-530_MR_VERMELHO_METALICO_


E fim de papo ! * * * 

A fiação, potenciômetros, switch e capacitor estão ok.


As tarraxas são seladas e aparentam ser de boa qualidade, vêm com o logo da Tagima e também não vejo a menor necessidade de trocá-las. A parte traseira do headstock vem até com serial, hehe !

Headstock - detalhe das tarraxas seladas

Já a ponte vintage possui os carrinhos com qualidade razoável, porém, como acontece nas guitarras nessa faixa de preços, o bloco da ponte não é do tipo "big block" e sim uma peça mais fina e com menor massa. Esse detalhe afeta negativamente o timbre do instrumento.

Close da ponte

Detalhe traseiro da ponte e do bloco

Sempre existe a possibilidade de fazer um upgrade da ponte ou apenas do bloco (o site guitarfetish.com vende blocos de boa qualidade que podem ser adaptados). Pessoalmente, prefiro outra solução. Considero que a ponte vintage de 6 parafusos, mesmo sendo de boa qualidade e corretamente regulada não consegue entregar a mesma performance de uma ponte pivotada. Neste caso, acho mais vantagem travar a ponte com um bloco de madeira cortado especialmente para isto. Pretendo fazer um post em breve sobre o travamento da ponte. Com a ponte travada, minha experiência mostra que não há necessidade mexer no bloco.


Setup e Ajustes

A guitarra veio com as cordas muito altas, foi necessário ajustar o tensor. Com as cordas na altura correta, identifiquei trastejamento apenas em um ponto mas não cheguei a analisar se seria necessário fazer um nivelamento nos trastes, talvez sim. De uma maneira geral, o trabalho de trastes estava aceitável.

Metodologia Objetiva

Muito bem, registradas as minha opiniões sobre a guitarra, vamos aplicar a nossa planilha para estabelecer a pontuação, lembrando que  uma Fender Americana consegue uma nota geral de cerca de 8,9 nessa metologia. As notas da TG530 foram:

CONSTRUÇÃO E TOCABILIDADE 8,33
ACABAMENTO 9,00
MADEIRAS 5,98
PARTE ELÉTRICA 3,95
FERRAGENS 3,55
PLÁSTICOS 10,00

NOTA FINAL 6,20


A planilha com os detalhes da pontuação está no link abaixo:


Notem que planilha traz também algumas medidas da guitarra e a comparação com o padrão Fender.

Conclusão

Achei uma strat bem legal, mais uma boa opção para quem está começando ou mesmo para quem já toca com banda em ensaios e shows. Acho que a Tagima poderia lançar uma versão já com captadores em alnico e com a ponte com um bloco melhor, a qualidade do acabamento do instrumento justifica essa melhoria, lembro que a antiga TG635 brasileira, apesar de ter vários problemas, vinha com uma ponte de ótima qualidade com big block e nut de bronze, esse era o motivo porque muitos elogiavam o som desse modelo.

É isso, uma review bem detalhada, aqui a gente mata a cobra e mostra o pau, pau com cordas, evidentemente...

Abraços a todos !


* * * Edit 03/o2/2014 * * *  Pessoal, apenas para complementar a review, um detalhe que me passou despercebido (imperdoável, porque é evidente !), o escudo da guitarra não segue exatamente o padrão fender no shape e no número de parafusos, notem que tem 9 parafusos, um tanto estranho isso, só conhecia escudos com 11 (os mais comuns) e 8 parafusos, não que isso prejudique em algo o instrumento mas se vc quiser trocar o escudo, possivelmente os que seguem o padrão fender não vão servir, principalmente por causa da diferença de shape. A razão do escudo ser diferente é que o corpo da guitarra não segue exatamente o padrão da Fender, o "chifre" direito do corpo é um pouco mais cavado e estreito, talvez tenha sido feito assim para facilitar o acesso a parte final do braço ou talvez para previnir algum processo da Fender, vai saber... O fato é que se quiser trocar o escudo vai precisar mandar um Luthier fazer um.


158 comentários:

  1. Hey é o Paulo de novo, pior que no próprio site da Tagima diz que os caps são de Alnico, sacanagem serem cerâmicos.... tem que ver issae!
    http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/TG-530.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável. Mostra que o objetivo da empresa é enganar o consumidor.

      Excluir
  2. vale apena? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-526222832-guitarra-memphis-mg330-by-tagima-na-studio-som-joo-loja--_JM EU TAMBEM TO ENTERESSADO NESSE AMPLIFICADOR http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-528688842-amplificador-cubo-meteoro-nitrous-drive-nde15-c-16-efeitos-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:22]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é muito difícil responder a uma pergunta assim, sem saber o uso pretendido para estes equipamentos e a quem se destinam, ok ? Todo equipamento pode ser considerado bom ou ruim, dependendo do preço e do uso que se pretende fazer.

      Excluir
    2. pretendo tocar metal com muita distorçao.esses equipamentos seriam adequados ?

      Excluir
    3. Olha, o amplificador vai servir apenas para estudar e tocar em casa, nada mais do que isso, a guitarra é legalzinha mas o problema dela é a floyd rose genérica, dificilmente vai segurar a afinação com alavancadas mais radicais, sugeriria a vc dar uma pesquisada nas guitarras da Cort, ok ?

      Excluir
    4. nao pretendo dar alanvacadas radicais,prentendo dar alavancadas bem de leve e fazer poucos bends.poderia fazer um review dela?

      Excluir
    5. O problema é eu conseguir a guitarra para testar

      Excluir
    6. mesmo assim kra,vlw me ajudou muito.muito bom teu blog

      Excluir
    7. Pode tirar minha ultima duvida .como estou sem dinheiro pretendo comprar aquele negocio para ligar a guitarra no computador eu acho que o nome e ampliture ou guitar ring .precisa ter um computador turbimado pra eles rodarem?eles funconam no windows 8 ?existe alguma versao para heavy metal? Posso comprar um pedal de distorcao (metal zone da boss ) e conectar ele no computador? Pretendo ligar as caixas do meu som com o cabo do computador vai funcionar?

      Excluir
    8. O que vc está falando é uma interface de áudio usb especial para guitarra, como o "guitar link". Com essa interface de áudio, vc pode executar programas que simulam efeitos e amplificadores, como o amplitube e o GuitarRig. Esses programas devem ser comprados, alguns conseguem cópias piratas mas existem também os programas gratuitos, pesquise "free guitar modeling software" no google. Tudo ok ligando as caixas mas não fica muito legal ligar um pedal de verdade e nem precisa, esses softwares simulam vários pedais semelhantes. Sugiro vc pesquisar mais sobre o assunto antes de comprar algo, ok ?

      Excluir
    9. Entao preciso comprar uma intenface usb e depois baixas o progama da internet? O som sai em tempo real ou e apenas para gravacao?

      Excluir
    10. É isso mesmo. O som sai em tempo real. POde ser usada para gravações também. Veja esse vídeo:

      http://www.youtube.com/watch?v=GQT9Lh2cJFU

      Excluir
    11. Po kra valew mais uma vez. Poderia fazer um post sobre acordes e tecnicas de guitarra como bends ,vibrato e assemelhados

      Excluir
    12. É uma ideia mas já existem muitos sites e centenas de vídeos no y2b ensinando essas coisas.

      Excluir
    13. Poxa... realmente esta dificil encontrar um progama para simular o amplificador. Poderia me recomendar algum progama que seja gratis

      Excluir
    14. Blz ? Olhe nesse link aqui:

      http://rekkerd.org/fretted-synth/

      Excluir
    15. Mas fiquei com uma duvida... esse programa roda no windows 8?

      Excluir
  3. Olá, MadGuitarMan, não sei sobre sua disponibilidade, mas se puder fazer um review da Seizi Stone...
    Fica aí meu pedido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é eu conseguir a guitarra para testar, para fazer uma review decente eu preciso tirar o escudo para olhar a parte elétrica por dentro e as lojas não permitem isso, então, fico sempre na dependência de alguém comprar e permitir que eu analise a guitarra, ok ?

      Excluir
  4. Brother, se puder me responder, ficarei grato, eu toco violão a 6 anos, tenho 14 agora, e recentemente ganhei uma guitarra, essa TG-530, pra começar está perfeita, a guitarra é linda e tem um timbre legal, mas ela embola um pouco na distorção e mais pra frente pretendo fazer um upgrade nela nos caps, que caps você recomenda, eu toco rock, acho que um Mini Humbucker cairia bem, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz ? Olha, recomendaria vc trocar apenas o cap da ponte por um tipo rails, recomendo esse aqui, extremamente barato mas bem legal:

      http://www.eyguitarmusic.com/Alnico-V-Hot-Rail-Blade-Strat-Guitar-PickupAged-White_p_1142.html

      Assim vc pode ficar com um som de strat com os caps da ponte e do meio e um mini rails na ponte para um rock mais pesado, fica muito bom!

      Excluir
    2. Eu queria mesmo era colocar um SD Hot Rails, hehe, aquele captador é matador, só que acredito que não compense por ser uma guitarra barata :( eu curto muito Iron e esses caps são fodasticos

      Excluir
    3. Recomendo o captador do post acima. o Hot Rails é bom mas é muito caro.

      Excluir
  5. Amigo, a tagima me enviou captadores alnico para subtituir esses ceramicos, mandaram os captadores junto com a chave seletora e potenciometros , tudo já soldado.. provavelmente retiraram de uma outra guitarra..a pergunta é, será que eu mesmo consigo troca-los? seria apenas soldar no Jack? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, em primeiro lugar parabéns, porque para mim eles simplemente disseram que a guitarra deveria vir com cerâmicos e no próprio site mudaram as especificações.... Mas vamos falar do seu problema, vc tem experiência com solda ? Se não tem, é melhor procurar um conhecido com alguma experiência para ajudar. Se está tudo soldado, em princípio, é só soldar o fio de aterramento da ponte e os dois fios do jack. Mas até isso exige alguma experiência, ok ?

      Excluir
  6. Amigo, parabéns pelo review! Já toco a muitos anos mas ainda não me vejo desembolsando milhares de dilmas em uma Fender... então me considero da turma do custo-benefício. Estou em dúvida entre esta Tagima e a Sx SST 57. Na verdade a Sx tem a vantagem de ser em Alder... mas em compensação a Tagima 530 vem com boas tarrachas.. e supostamente viria com captadores em alnico, mas pelo jeito não é o que vem acontecendo. Independente de qual eu comprar, irei trocar os caps por Cabrera.
    Bom, sobre o headstock desta Tagima, quando fui testar em uma loja eu notei que ele vem com uma gaivota a menos... aqueles que suportam as cordas no headstock saca?? Vc acha que isto pode influenciar negativamente em questões de durabilidade das cordas e das tarrachas? Tem também a questão da afinação neste caso? Obrigado, abraço!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado ! Não tem nenhum problema vir com apenas um abaixador, note que até algumas strats Fender vêm assim, como as American Series:

    http://iheartguitarblog.com/2012/08/new-fender-american-vintage-series-guitars.html

    O importante é que as duas cordas mais finas estejam abaixadas. abç.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia pessoal,
    Gostei muito dessa guitarra e achei ela muito boa em relação ao custoXbeneficio e se comparada com as outras "stratos de baixo custo" do mercado.
    Vi no site da Tagima e lá já está corrigido para captadores cerêmicos, mas agora me bateu uma dúvida.
    Entre esta tagima e uma squier bullet, qual compensa mais?
    Abraços e parabéns pelo review.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o custo/benefício da TG530 é melhor, mesmo com os caps cerâmicos.

      Excluir
  9. Vc acha q vale à pena comprar esta guitarra (aq na cidade está de 450,00), e trocar os captadores dela e a ponte?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço dela é esse mesmo. Se vc gostar da guitarra, o upgrade vale a pena, se vc pretende tocar em um contexto mais sério. Recomendo esses produtos para upgrade, preço baixo e excelente qualidade:

      http://www.eyguitarmusic.com/Powered-by-LACE-pickup1-Set-of-Single-OpenFlat-topAlnico-VCream-Pickup-Cover_p_357.html

      http://www.eyguitarmusic.com/ChromeStrat-Tremolo-Gutiar-Bridge-Tail108mm-string-spacewith-full-square-blockABBQ-101CR_p_991.html

      Excluir
  10. Eu tenho uma tagima 735 tunada, só falta trocar a ponte. Ficou muito boa e com ótima sonoridade. Mas hoje não recomendo mais nenhuma tagima. Prefiro que vc junte um pouco mais de grana e consiga uma Vintage ou mesmo uma SX. Minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vintage é bem melhor, concordo, o problema é que estão sendo vendidas por cerca de R$ 1.100,00, nessa faixa acho que o custo-benefício deixa de ser tão interessante, tem vendedor com ótimas qualificações no ML vendendo Cort Aero 11 por R$ 950,00...

      Excluir
  11. Olá amigo. Parabens pelo post. Eu estou querendo comprar essa Guitarra Tagima Tg 530 Woodstock com pedal Behringer Ultra Phaser Shifter Up 100. Tudo fica por R$600,00. Iremos usar para tocar em igrejas. Essa guitarra é para iniciantes tocarem. Você acha que é uma boa escolha para o nosso objetivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma boa escolha sim. Alternativamente, teste também a SX sst62.

      Excluir
  12. Amigo estou querendo comprar uma dessas! tenho uma tagima pr 100 e tive uma sx sst 57, acha que pode ser uma boa? ou vale mais a pena vender a tagima e tentar uma na faixa de 800 a 1000? tem alguma strato de escala clara pra me indicar nesse preço que seja razoavelmente boa? Obrigado desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, essa é uma strat do mesmo nível da sst57, mais negócio juntar mais dinheiro e pegar um instrumento de qualidade mais profissional, como uma squier classic vibe.

      Excluir
    2. Pensei nessa mesmo! estou olhando aqui mas não acho nenhuma a menos de 1500 :/ vou juntar a grana e pensar nisso! desde ja agradeço! e ja virei fã do seu blog! estou recomendando a todos os guitarristas que conheço! Valeu!

      Excluir
  13. cara otimo review eu comprei uma e não me arrependo de ter comprado otima capitação e cores muito boas e destaque do braço em maple que é bem interessante

    ResponderExcluir
  14. A minha única dúvida é a seguinte! com upgrade está tagima tg530 fica legal para shows? porque comprei uma na Teodoro e gosto muito das guitarras stratos da Tagima, o que não rola é as Memphis e as Special.Estou pensando em trocar a ponte, tarraxas e captadores, lógico que devagar e quando aparecer grana. Relembrando que o fato de ser barata não quer dizer que é de má qualidade! Pois tenho uma Washburn WR 154, e confesso que é uma excelente guitarra, a única alteração é a captação da ponte que agora é Malagoli, agradeço quem poder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até do jeito que ela vem de fábrica dá para fazer um show na minha opinião, vai precisar apenas de uma regulagem. Caso queira fazer um upgrade nos captadores cerâmicos, recomendo estes aqui:

      http://www.eyguitarmusic.com/Powered-by-LACE-pickup1-Set-of-Single-OpenFlat-topAlnico-VCream-Pickup-Cover_p_357.html

      São baratos porém muito bons. Não vejo a menor necessidade em trocar as tarraxas.

      Excluir
  15. qual é melhor: sx sst 57 ou tagima 530?

    ResponderExcluir
  16. A minha preferência é pela sst 57 (ou sst 62), tem melhores madeiras.

    ResponderExcluir
  17. Comprei uma TG 530 dessa, e gostei muito da guitarra, agora gostaria de tirar uma dúvida amigo, é o seguinte vou colocar humbucker nela, e gostaria de saber se ela tem o piscinão embaixo ? ou se tem os espaço somente para o humbuker da ponte ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem piscinão não mas tem cavidade para o Hb na ponte sim ! Apenas um detalhe, o escudo dela não é padrão Fender. A razão do escudo ser diferente é que o corpo da guitarra não segue exatamente o padrão da Fender, o "chifre" direito do corpo é um pouco mais cavado e estreito, talvez tenha sido feito assim para facilitar o acesso a parte final do braço. Assim, ou vc vai ter que abrir o espaço no escudo original para o HB (e aí não tem volta...) ou pede um Luthier para fazer outro escudo... Eu preferiria colocar um Hb em formato de single ou então um mini rails.

      Excluir
  18. Olá, Parabéns pelo blog! Trocaria alguma coisa desses upgrades que você indicou para fazer na minha tg que está a caminho? estou disposto a gastar no máximo 30 dólares. Grato

    http://www.eyguitarmusic.com/NEW-1-5842mm-Flat-bone-nut-fits-Fender-Strat-Tele-neck_p_863.html

    http://www.eyguitarmusic.com/Alnico-V-Hot-Rail-Blade-Strat-Guitar-PickupAged-White_p_1142.html

    http://www.eyguitarmusic.com/ChromeStrat-Tremolo-Gutiar-Bridge-Tail108mm-string-spacewith-full-square-blockABBQ-101CR_p_991.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza ? A ponte cabe perfeitamente na 530, já experimentei, o captador é ótimo, já testei. A nut não vejo necessidade, lembre-se que a influência no som é pequena e só se manifesta com as cordas soltas, no violão até vale a pena mas na guitarra... Além disso, é impossível vc conseguir ajustar essa nut sem ter as limas próprias (só importando e são caríssimas) aí vc vai precisar de um luthier. Ao invés, sugiro colocar uns abaixadores roller, são baratos e melhoram muito a estabilidade. abç.

      Excluir
  19. cara eu tenho uma mas as cordas Mizona e a La estao tratejando, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais provável é que sua guitarra precisa de uma boa regulada.é normal isso. É muito difícil para quem nunca fez conseguir regular sozinho porque vc precisa entender as forças físicas que atuam em uma guitarra, o melhor mesmo é levar em um bom luthier, se o cara fizer um bom trabalho até o som da guitarra vai melhorar e bastante, aqui em BH recomendo grande Luthier Begiatto, o cara é bom !

      Excluir
  20. Mad, o que acha desse kit pra quem tá querendo uma primeira guitarra? http://www.playtech.com.br/kit-guitarra-tagima-tg-530--combo-onerr--acessorios-verde-29939.aspx/p?cbc=1
    esse amplificador é bom? o achou do preço do kit?
    abraço e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Breno, a guitarra é boa e o amp é adequado para um iniciante, o preço está legal também, a playtech é uma loja confiável, já comprei muito lá, meu conselho é que vc não compre pelo site, ligue para a loja e peça um desconto, todas as vezes que eu fiz isso consegui !

      Excluir
  21. Cara, eu comprei a guitarra, levei no Luthier e gostei bastante depois de regulada...

    Acompanhei o problema ai dos Cerâmico/Alnico. Entrei em contato com a Tagima e eles se prontificaram a trocar os meus caps, mas a questão é: Até aonde um cap de Alnico é superior a um Cerâmico? Existe vários cerâmicos bons ai no mercado. O meu medo é eles trocar os caps e vir um pior, porem de Alnico. Na sua visão em que um cap de Alnico iria ganhar, comparando dois Caps baratos? Dizem por ai que os Ceramicos são mais fortes o que é melhor pra rock. Tipo eu curto muito o estilo do timbre do David Gimour, Eric Johnson, Richie Sambora.. qual seria o ideal nesse caso? Eu fico pensando muito no seguinte: Será que a Tagima vai colocar caps de alnico melhores dos que eu posso encontrar no eyguitarmusic.com ???? Provavelmente será os que vem na T-635 ou pior né??? hahahahahaha Uma coisa também que eu queria comentar: Esses caps que você sugeriu da eyguitarmusic.com eles tem o tamanho maior que o da TG530 até onde eu vi a woodstock usa caps de 50mm no braço e no meio e 52mm na ponte... esses caps da eyguitarmusic.com são os três de 52mm... No mesmo site ai tem uns caps que chama Eric Custom, mesmo preço... esses o do braço é de 50mm e meio/ponte são de 52mm. Você acha que daria certo nessa guiatarra se todos for de 52mm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, alnico x cerâmico é questão de gosto mas os caps cerâmicos que são bons são caps bem caros, de marca, coisa boa, não esses que vêm com a 530, se a tg está dizendo que troca, então aceite porque mesmo que não sejam caps tops de alnico vão ser melhores que os que vêm nela. Também pode pegar os blades da eyemusic, eles vão servir na sua guitarra e vão dar o som mais encorpado que vc quer, o tamanho de caps single é padrão, em geral não tem problema a não ser o de reaproveitar as capinhas de plástico de um cap para outro, nem sempre serve

      Excluir
    2. Mas a questão é: Os Alnico padrão da Tagima, são melhores que esses da eyguitarmusic que vc indicou???? Pq se eu conseguir na eyguitarmusic ou em outro lugar qualquer os de Alnico e esses, for alguma coisa melhor que os Alnico que vem nas Tagimas, ai eu prefiro deixar como está e comprar algo que eu saiba exatamente o que estará instalado... pq tem todo o lance da saída dos caps que seria bom saber. Tipo, esses Powered by Lace tem 5.7Kohms e os da Tagima!!!?? Então eu estou bem pensativo.... E uma coisa tb que me preocupa muito é em encontrar os caps com a mesma medida... pois na T530 somente o da ponte tem 52mm (padrão fender) o outros dois todos são de 50mm, tem a ver com o espaçamento da cordas.

      Excluir
    3. Olha, o que eu posso te dizer é que esse mundo dos upgrades de guitarras é cheio de detalhes e a única maneira de vc chegar a conclusões é fazer os seus experimentos, alguns vão dar certo, outros não e vc vai perder dinheiro mas se quiser aprender tem que ser assim. Não se preocupe com relação ao alinhamento dos pólos dos singles com as cordas (espaçamento), isso faz diferença quando a guitarra tem humbucker na ponte e floyd rose, nesse caso o humbucker tem que ser "fs ("floyd spaced"), com singles não tem muita diferença. Os powered by lace são muito bons e baratos, enfim, faça seus experimentos, depois compartilhe os resultados aqui com a gente, abç.

      Excluir
  22. Tava pensando em colocar esse captador de ponte aqui nessa tagima o que acha ? http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1163-captador_traditional_hb_ponte_diversas_cores meu estilo é Hard Rock,ficaria bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um captador cerâmico. Para o hard Rock, eu prefiro captadores em alnico mas isso é uma questão pessoal. Os captadores da malagoli têm uma boa reputação, não conheço esse modelo mas acredito que o som ficará bom. Embora eu tenha aberto essa guitarra, não lembro se a cavidade do captador da ponte acomoda um humbucker. Esteja atento a isso e também ao fato de que o escudo deverá ser trocado nesse upgrade (é possível abrir um buraco no escudo mas tem que ser feito com muito cuidado, em geral não fica bom, por isso recomendo trocar). Se quiser uma sugestão, recomendo usar esse rais aqui, que não precisa de nenhuma adaptação e é mais barato:

      http://www.eyguitarmusic.com/Alnico-V-Hot-Rail-Blade-Strat-Guitar-PickupAged-White_p_1142.html

      Excluir
    2. Ah, só lembrando, como falei lá em cima, o escudo dessa guitarra não segue o padrão Fender, então só adaptando ou pedindo a um Luthier para fazer outro.

      Excluir
    3. Vou comprar o que você recomendou,só não tô sabendo comprar nesse site kkk,gostaria de um tutorial se não for muito incômodo claro.

      Excluir
    4. Olha, se vc não tem o hábito de compras internacionais então eu não recomendo comprar lá, a Malagoli tem um modelo parecido:

      http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1698-captador_59_rails

      Excluir
  23. Eu achei o Traditional Texas http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1114-jogo_com_3_captadores_traditional_texas achei interessante e ta num custo bem bom porém irei comprar apenas dois eu compro o ponte e meio ou ponte e braço ? Esse captador no caso não precisaria de nenhuma adaptação né ? E me diga também o que você achou dele,obrigado pela sua ajuda agradeço muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 267 pilas por 3 singles com imãs cerâmicos ?? Credo, isso é jogar dinheiro fora ! Qual guitarra vc tem e qual amplificador?

      Excluir
  24. Tagima TG35O e um Black Fox 20 w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, o resultado que vc teria com o upgrade de captadores será zero, não jogue seu dinheiro fora, para conseguir um timbre vc vai precisar de um amplificador de melhor qualidade, o seu é um amp de estudo apenas, para ter um bom som, precisa-se de um amplificador de boa qualidade que tenha um alto falante de 12", ou, no mínimo, um de 10", mas se vc ainda está aprendendo então eu nem recomendo vc comprar isso agora, concentre-se em aprender e invista em aulas com um bom professor, o equipamento que vc tem é suficiente para o momento, quando começar a tocar com banda vc pode pensar em novos equipamentos.

      Excluir
  25. Minha primeira guitarra,não entendo quase nada de captadores me ajude a achar um bom e barato que dê pra comprar aqui no Brasil mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso te recomendar a troca de captadores porque a sua guitarra já vem com captadores bons, não são os melhores mas são captadores que dão perfeitamente para tocar em shows, etc, o único motivo para trocar esses captadores é quando vc já tem um bom amplificador, pedais, etc e quer um timbre específico, mas, se vc está começando agora, como vai saber que timbre é esse. Existem marcas de captadores nacionais que têm boa reputação, malagoli, stellfner, santo ângelo, sergio rosar e também marcas importadas como kent armstrong, guitar fetish (GFS), eyguitar, powerd by lace, enfim, são muitas mas o meu conselho é vc não fazer isso agora, mas, se ainda assim resolver fazer, vá em frente, no mundo da guitarra nada ensina mais do que tirar as próprias conclusões, em todos os casos, leia esse post aqui:

      http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2012/12/como-fazer-upgrades-em-guitarras.html

      Excluir
  26. Bom dia,

    Estou pensando em comprar uma TG530, não sou profissional e nem pretendo ser um Guitar Hero, estudo guitarra por Hobby mesmo. O tipo de som que pretendo tirar é um blues-rock e no máximo classic rock. Tenho um amplizinho Fender Frontman 25R. Vc acha que consigo tirar um som legal com ela plugando nele? Acha que devo "brigar" com a Tagima, caso ela venha com os caps Cerâmicos? ou vc indica comprar outro? Vc compra pelo site http://www.eyguitarmusic.com/ é seguro? Posso comprar tranquilo? Caso eu queira, futuramente fazer um upgrade na ponte, na qual vc diz ser de baixa qualidade, pode ser essa que vc recomendou acima? http://www.eyguitarmusic.com/ChromeStrat-Tremolo-Gutiar-Bridge-TailSteel-Saddle108mm-string-spacewith-full-square-blockABBQ-101CR_p_991.html.


    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu amplificador é de boa qualidade, adequado para o estudo, para ensaios e pequeno shows. Os captadores cerâmicos que vêm na TG530 são razoavelmente bons, não vejo motivo para trocá-los por enquanto, não se compra uma guitarra pensando em já trocar as peças, sob pena de jogar dinheiro fora. A ponte do link serve na TG530 mas, mais uma vez, não vejo motivos para trocá-la. Fique pelo menos uns 6 meses com a guitarra, depois avalie os pontos fortes e fracos para ver se vale a pena a substituição. Leia o post que ue escrevi sobre upgrades. Se quiser uma sugestão alternativa, avalie a SX SST62, acho uma guitarra um pouco melhor do que a TG e está na mesma faixa de preços.

      Excluir
  27. Hein? nao sabe a minha alegria em encontrar esse blog, li vários posts e percebi que isso parece um tabernáculo da guitarra! quanta riqueza de informação, a forma como vc responde a todos as perguntas, cara nao tem preço! que carinho! e sem receber nada em troca! parabens por essa atitude!

    Pra nao soar fora da nota, tb vou deixar minha duvida,

    tenho uma guita lespaul EPIPHONE, custom shop, comprei usada por um bom preço e o som dela é lindo, amo essa guitarra. acontece que agora quero comprar strato e tem muitas opçoes de deixar a gente maluco, eu pensava em comprar uma Fender deluxe mexicana, mas depois de ler os posts aqui no blog vi que nao precisa ser uma Fender, pode ser uma squier ou yamanha pacifica que sao lindas e soam demais! ou qualquer outra. Gostaria de uma indicação tua, toco guitarra uns 15 anos numa banda gospel, agora me formando na facul quero me dedicar mais a esse virtuoso instrumento, sou apaixonado por fank e jass (vou aprender) e usar essa guitarra., nao penso em fazer upgrade estou pensando em gastar uns 1500,1600..gostei muito do timbre dessa:
    http://www.eletrolegal.com.br/ecommerce_site/produto_14521_6100_Squier-60th-Classic-Vibe-50s-Aztec-gold-Hard-Case

    grande abraço, mais uma vez grato por tudo que isso que tu faz de forma gratuita e tão dedicada!

    Elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Elias ! Cara, mas que Classic Vibe linda, quero uma pra eu, hehe ! Infelizmente, o preço delas está ficando salgado, o dólar não para de subir, graças a véia doida, aí fica difícil... Recomendaria vc olhar também a Squier Standard e a DeLuxe, são muito boas e mais baratas.

      Excluir
  28. Obrigado pelas dicas, pesquisando aqui perto de casa achei essas segundo tua dica, uma Deluxe http://www.milsons.com.br/guitarra-squier-deluxe-stratocaster-ltd-032-1603-530-fender-fender-0321603-cherry-sum
    e essa standart com uma cor linda ( cor do timao internacional) http://www.milsons.com.br/guitarra-squier-standard-stratocaster-032-1602-509-fender-fender-0321602-candy-ap-r

    Como dica pro bloq gostaria de ver um review de uma Tagina strato como opção com preço/qualidade que concorra com essa linha Deluxe da Squier!

    grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. beleza, não conheço nenhuma Tagima que concorra com essas Squier no quesito custo/benefício.

      Excluir
  29. Kara tou em duvida emtre a TG-530 ou em a SX 62 ou SX57 oque vc mim diz tem alguna outra dica de alguna guitarra na faixa de uns 600?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as SX são melhores em termos de madeira. Alternativamente, olhe essa aqui, é uma guitarra com um melhores custos/benefícios HOJE:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-636298170-nolan-ntl-nash-guitarra-telecaster-com-braco-parafusado-_JM

      Excluir
  30. Mano prazer Sou Andrey, toco violao a mt tempo hj quero aprofundar na guitarra , mais n tenho mt dinheiro na faixa de uns 500 reais , tipo que dá mais para frente dá um upgrade e tal na guit, tava de olho na tagima tg 530, michael gm227, giannini ggx1h, shelter california 25calst, me ajude por favor cara. me de dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todas guitarras da mesma categoria mas entre as que vc citou eu pegaria a gm227, acho melhor acabada e com elétrica melhor mas o ideal é vc dar uma testada e ver qual gosta mais.

      Excluir
  31. Olá, gostaria de saber aonde esse modelo de Tagima é fabricado. Poderia me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo é fabricado na China e importado pela Tagima.

      Excluir
  32. Olá amigo, tudo certo! conheci teu blog agora nesse momento parei pra ler e caramba!! achei demais ! muito bom, bem eu tenho uma shelter california, tem um valor sentimental gigantesco... penso em reformar, mas como bom fã de green day, me apaixonei por esta tagima de cor azul , vale a pena? Na shelter eu teria de trocar, tarraxas, ponte, a guitarra toda... bem eu penso nessas duas coisas, na tagima eu acho que seria necessário trocar o captador da ponte para um hambucker por um custom 84... coisa no qual eu faria na Shelter! obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz ? Olha essa TG é muito bonita mas em termos de qualidade geral não supera muito a California, minha sugestão é que como vc já tem uma strat entry level junte mais grana e pegue uma strat melhor, tipo uma Squier classic vibe. Se quiser fazer upgrade na shelter não precisa trocar tudo não, minha sugestão seria só colocar abaixadores roller, travar a ponte e colocar um HB em formato de single na ponte. no site Eyguitar vc compra tudo isso baratinho.

      Excluir
  33. Olá amigo, vi seu post da tagima tg 530 e como tenho uma aqui com probleminha, queria te pedir uma orientação. Peguei essa guitarra usada e por falta de conhecimento não me atentei para esse possível defeito. O braço dela fica está muito alto e nem colocando os carrinho na altura máxima, evitam o trastejamento das cordas. A solução seria rebaixar o tróculo alguns milímetros? Poderia prejudicar o braço da guitarra já que os parafusos iriam penetrar na madeira além do que já está furado? Já tô até pensando em vender as partes separadas. Desde já agradeço ai, seu blog é muito bom e depois que vi um upgrade que você fez numa eagle antiga, encontrei uma e tô comprando por R$150,00 e aos poucos vou tentar melhorar ela.
    Aqui tem 5 fotos caso queira visualizar o fato a que me refiro (https://www.flickr.com/photos/9621261@N06/21850970610/in/dateposted-public/).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, talvez não seja defeito, algumas guitarras têm mesmo a parte final da escala um pouco acima do escudo, o que está acontecendo com a sua guitarra deve ser uma questão de regulagem e isso não vai ser resolvido mexendo na altura dos carrinhos, possivelmente vai ter que mexer no tensor e na angulação do braço, não rebaixe o tróculo, leve a guitarra em um Luthier para uma regulagem, ele vai ajustar e vai ficar tudo perfeito apenas regulando o instrumento !

      Excluir
  34. Oi amigo, muito legal o review, tenho um Woodstock e o timbre é magnifico! Gostei muito da Guita, mas tenho uma dúvida a respeito da madeira. É irrefutável falar da qualidade de uma madeira como o Basswood, uma ótima madeira a princípio, usada em grandes marcas como Ibanez e Cort por exemplo. Por ser de fácil reflorestamento é muito utilizada em instrumentos musicais, sendo comum encontrar compensado dessa madeira em muitas guitarras e baixos!
    A respeito do Basswood da Tg 530 Woodstock, poderia me dizer se é madeira maciça (de acordo com a Tagima), ou um compensado de péssima qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de madeira maciça, hoje em dia é muito difícil encontrar guitarra feita de compensado, mesmo entre as mais baratas, isso era comum nos anos 80.

      Excluir
  35. Ola MadGuitarMan. Primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo blog. Realmente ótimo. Comprei essa guitarra e estou gostando muito, agora no seu review voçe falou que uma possível solução para a ponte desta guitarra é trava-la com um bloco de madeira. Não uso alavanca então pensei em fazer isso, mas pintou uma dúvida. Basta cortar o bloco na medida e encaixar na parte de trás da ponte ou depois deve ser algum tipo de ajuste. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, serra um calço de madeira e depois lixa até encaixar. Cuidado para não forçar o bloco de zinco da ponte, ele quebra facilmente se forçado. Existem outros métodos como usar moedas e o meu preferido: coloco todas as 5 molas e aperto ao máximo, gosto desse porque o conjunto molas/ponte da stratocaster forma uma espécie de reverb mecânico, isso é uma das coisas que dá o som da guitarra.

      Excluir
  36. Oi MadguitarMan. Obrigado pela resposta, Porém apareceu uma outra duvida. No caso desta tagima eu apertaria 3 molas, que o que ela possui na ponte, certo? Obrigado pela atenção mais uma vez e desculpe tantas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso vc precisa de mais duas molas, só três não serão suficientes para aplicar a pressão necessária para travar a ponte, tente conseguir essas molas com algum amigo ou com algum luthier, no ML são vendidas por 7 pilas o kit de 3:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697894149-kit-3-molas-p-ponte-de-guitarra-similar-gotoh-tremolo-floyd-_JM

      Excluir
  37. Obrigado mais uma vez e parabéns pelo ótimo blog.

    ResponderExcluir
  38. Ola Madguitarman tudo bem? Cara desculpe as dúvidas, mas estava lendo seu blog, que descobri a pouco tempo e vi a postagem sobre um up grade inteligente que voçe fez numa SX. Captação de anilco, travamento da ponte, abaixadores roller e blindagem. Achei interessante. O travamento da ponte eu já estava pensando, como falei antes. Agora, após ler aquela postagem fiquei interessado em fazer a mesma coisa na TG 530. Voçe acha que o som dela melhoria muito? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ôpa perdão, seu post me passou desapercebido. O que melhora o som da guitarra em primeiro lugar é uma boa regulagem, a blindagem somente se vc achar que os ruídos estão incomodando, quanto a captação em alnico vc só vai sentir a diferença se tiver um bom amplificador, caso contrário não tem muito diferença.

      Excluir
  39. Oi Mad,é o José, sem problemas. O meu amplificador é um fender frontman 25R. Acho que então devo perceber alguma diferença. Obrigado. Mudando um pouco de assunto estou tomando a liberdade de enviar um link, onde ao inserir o número de série de um guitarra voçê consegue identificar melhor o ano de fabricação dela. Espero que te ajude e a outras pessoas, que ficarem na dúvida na hora de uma compra. Mais uma vez obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir
  40. Aqui vai o link: http://www.guitardaterproject.org/

    ResponderExcluir
  41. Olá, eu estou em dúvida entre comprar uma guitarra barítono, ou comprar uma standard e trocar as cordas por cordas da barítono. Não tenho muita experiência e pelo que li, a única diferença seria nas escalas da barítono que são maiores. Há alguma outra diferença ou algo que faça com que seja inconcebível simplesmente trocar as cordas? Caso não faça tanta diferença, esta guitarra ( http://www.tangomusic.com.br/guitarra-fender-squier-original-strat-maple-975-fender/p?idsku=440965&gclid=Cj0KEQiAzai0BRCs2Yydo8yptuIBEiQAN3_lFjgLfxekYmhBdKkT0_8m5RO1Ipf6x1NY_K_B13zEwzUaApXo8P8HAQ ) valeria a pena? Pretendo usar distorções básicas e alavancadas simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, fica difícil responder pois não sei o que vc espera dessa guitarra, imagino que queira um som mais pesado com afinações mais baixas, não seria o caso então de partir logo para uma 7 cordas ? Não acho que a adaptação seja bem sucedida, a escala da barítono tem 27,7"", a diferença é muito grande, teria também que adaptar a nut, e, talvez, colocar trastes bem largos. Será que vale a pena ? E comprar uma acho que só mesmo se sua praia for o metal extremo pois essa guitarra não serve para muita coisa além disso, diferente de uma 7 cordas...

      Excluir
    2. Na verdade o que eu queria mesmo era usar a afinação ADGCEA, e usar as cordas da barítono foi o único jeito que encontrei...

      Excluir
  42. Olá amigo, gostaria muito de comprar essa Guitarra Tagima TG 530, pois achei um ótimo custo beneficio, e no Walmart está com um combo bem interessante, que é a Guitarra junto com um Amplificador Black Fox 20 Tagima por R$ 799,00, será que vale a pena mesmo ? Desde já agradeço.
    OBS: Gostei muito do seu post, muito bem detalhado e com informações importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor é justo, esse amplificador serve apenas para vc estudar em casa, minha sugestão é vc pesquisar um amplificador que possua pelo menos o efeito de delay ou reverb embutido

      Excluir
  43. Olá MadGuitarman, obrigado pelo review, me ajudou a optar pela TG530, num preço até legal (450,00 em 02/2016), assim que ela chegar vai pro luthier regular, vou por umas D'Addario NYXL 0,10, duvida: ela aguenta bem esta tensão?

    Grato!

    Gustavo Silva

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde MadGuitarMAn. Gostaria de saber se esta Tagima 530 aguentaria um encordoamento 0,11 com a regulagem dela de fabrica? Valew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Usar cordas assim exigirá a regulagem do tensor, ponte e todo o resto, aliás, não existe "regulagem de fábrica", guitarras são vendidas desreguladas, se vier regulada é sorte !

      Excluir
  45. Olá MadGuitarMan.
    A Tagima 530 vem com tensor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem sim, qualquer instrumento de cordas de aço vem, guitarra sem tensor não deve nem ser considerada um instrumento musical, acontece que o acesso ao tensor é pela cavidade no headstock, onde fica bem visível, porém, em algumas guitarras mais fiéis às especificações vintage o acesso ao tensor é feito pela parte inferior do braço e fica escondido, às vezes tem que tirar o braço para regular.

      Excluir
  46. Olá, Paulo,

    Me chamo Evandro e estou com uma dúvida quanto a dois baixos de séries de guitarras que vc já mexeu: um tagima woodstock TW73 (JB) e o JB da Eagle dos anos 90/2000 (headstock Fender). Assumindo que ambos sejam tão bem construídos quanto suas contrapartes de guitarra e possa ser feita essa comparação, qual vc diria que serviria de base para updates (elétrica, captação e ferragens)? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta viu... Não conheço o TW73 mas o JB antigo da Eagle é muito legal, agora, as guitarras eu conheço e não tenho dúvidas em afirmar que as Eagle antigas são melhores, instrumentos com uma estrutura melhor, precisam de uma boa blindagem e troca de captadores, o resto não precisa.

      Excluir
  47. http://www.kabum.com.br/produto/56264/guitarra-strinberg-les-paul-sunburst-clp79-sb

    A tagima tg 530 ou a clp79?

    ResponderExcluir
  48. Ou então uma Michael:
    http://www.kabum.com.br/instrumento-musical/instrumentos-de-cordas/guitarra/michael

    ResponderExcluir
  49. Quero gastar entre 500 e 699.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo a clp79 (LP c/braço parafusado), nem essas michael com ponte floyd rose. olhe as recomendadas aqui http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2013/02/10-guitarras-com-otimo-custobeneficio.html

      Excluir
  50. Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide credit and sources back to your blog? My blog is in the same niche as yours, and my users would benefit from some of the information you provide here. Please let me know if this ok with you. Thank you.
    Click here:
    angularjs training in sholinganallur
    Click here:
    angularjs training in btm
    Click here:
    angularjs training in rajajinagar
    Click here:
    angularjs training in marathahalli
    Click here:
    angularjs training in bangalore
    Click here:
    angularjs training in pune

    ResponderExcluir
  51. It seems you are so busy in last month. The detail you shared about your work and it is really impressive that's why i am waiting for your post because i get the new ideas over here and you really write so well.
    Click here:
    Microsoft azure training in velarchery
    Click here:
    Microsoft azure training in sollinganallur
    Click here:
    Microsoft azure training in btm
    Click here:
    Microsoft azure training in rajajinagar

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Thank you for an additional great post. Exactly where else could anybody get that kind of facts in this kind of a ideal way of writing? I have a presentation next week, and I’m around the appear for this kind of data.
    Data Science course in Chennai | Data science course in bangalore
    Data science course in pune | Data science online course
    Data Science Interview questions and answers | Python course in Kalyan nagar

    ResponderExcluir
  54. Thanks for splitting your comprehension with us. It’s really useful to me & I hope it helps the people who in need of this vital information. 

    java training in annanagar | java training in chennai

    java training in chennai | java training in electronic city

    ResponderExcluir
  55. This is a terrific article, and that I would really like additional info if you have got any. I’m fascinated with this subject and your post has been one among the simplest I actually have read.

    angularjs Training in marathahalli

    angularjs interview questions and answers

    angularjs Training in bangalore

    angularjs Training in bangalore

    angularjs Training in chennai

    ResponderExcluir
  56. Thanks a lot very much for the high quality and results-oriented help. I won’t think twice to endorse your blog post to anybody who wants and needs support about this area.
    safety course in chennai

    ResponderExcluir
  57. I really appreciate this post. I’ve been looking all over for this! Thank goodness I found it on Bing. You’ve made my day! Thx again!
    informatica mdm online training

    apache spark online training

    angularjs online training

    devops online training

    aws online training

    ResponderExcluir
  58. This is a wonderful post, it is very useful and Excellent Blog! I would like to say thanks for the efforts you have made in writing this post.


    Data Science Courses Bangalore

    ResponderExcluir
  59. Really appreciate this wonderful post that you have provided for us.Great site and a great topic as well i really get amazed to read this. Its really good.
    data analytics certification courses in Bangalore
    ExcelR Data science courses in Bangalore

    ResponderExcluir




  60. After reading your article I was amazed. I know that you explain it very well. And I hope that other readers will also experience how I feel after reading your article.

    BIG DATA COURSE MALAYSIA

    ResponderExcluir
  61. Nice information, valuable and excellent design, as share good stuff with good ideas and concepts, lots of great information and inspiration, both of which I need, thanks to offer such a helpful information here.
    Great Post

    ResponderExcluir
  62. Excellent Blog! I would like to thank for the efforts you have made in writing this post. I am hoping the same best work from you in the future as well. I wanted to thank you for this websites! Thanks for sharing. Great websites!
    big data course

    ResponderExcluir
  63. This is the precise information I am been attempting to find,
    Thanks for sharing the desired infos with the clean replace and required points.

    click here formore info.

    ResponderExcluir

  64. Amazing work. Extra-normal manner of taking pictures the details.
    Thanks for sharing. Waiting in your destiny updates.
    filmyzilla
    ........................................................

    ResponderExcluir
  65. Excellent Blog! Great Work and informative.thanks for the information
    digital marketing course mumbai

    ResponderExcluir
  66. Its as if you had a great grasp on the subject matter, but you forgot to include your readers. Perhaps you should think about this from more than one angle.thanks a lot guys.
    Ai & Artificial Intelligence Course in Chennai
    PHP Training in Chennai
    Ethical Hacking Course in Chennai Blue Prism Training in Chennai
    UiPath Training in Chennai

    ResponderExcluir
  67. Wow the blog was really wonderful and awesome thus it is very much useful for me to understand many concepts and helped me a lot.
    it waexplainable very well and I got more knowledge from your blog.
    Java training in Chennai

    Java training in Bangalore

    Java training in Hyderabad

    Java Training in Coimbatore

    Java Online Training

    ResponderExcluir
  68. Excellent blog with lots of information, keep sharing. I am waiting for your more posts like this or related to any other informative topic.Amazing web journal I visit this blog it's extremely marvelous. Interestingly, in this blog content composed plainly and reasonable. The substance of data is educational
    Data Science Training In Chennai

    Data Science Online Training In Chennai

    Data Science Training In Bangalore

    Data Science Training In Hyderabad

    Data Science Training In Coimbatore

    Data Science Training

    Data Science Online Training

    ResponderExcluir
  69. You've made some valid statements there. live I looked on the web for extra data about the issue and discovered a great many people will oblige your perspectives on this site.

    ResponderExcluir
  70. Superbly written article, if only all bloggers offered the same content as you, the internet would be a far better place..
    data analytics course in hyderabad

    ResponderExcluir
  71. Fantastic blog. Really an awesome blog. Informative and knowledgeable content. Keep sharing more stuff like this. Thank you.
    Data Science Training Course in Hyderabad
    Data Science Certification in Hyderabad

    ResponderExcluir
  72. I have to search sites with relevant information on given topic and provide them to teacher our opinion and the article. data science training in kanpur

    ResponderExcluir
  73. Nice blog, informative content. I really enjoyed while reading this blog. I bookmarked your site for further reads. Keep sharing more.
    Data Science Training and Placements in Hyderabad
    Data Science Course and Placements in Hyderabad

    ResponderExcluir
  74. Very Informative blog thank you for sharing. Keep sharing.

    Best software training institute in Chennai. Make your career development the best by learning software courses.

    power bi training in chennai
    informatica classes in chennai
    cloud computing courses in chennai

    ResponderExcluir
  75. Wonderful blog. I am delighted in perusing your articles. This is genuinely an incredible pursuit for me. I have bookmarked it and I am anticipating perusing new articles. Keep doing awesome!
    data analytics courses in hyderabad with placements

    ResponderExcluir
  76. I believe there are many more pleasurable opportunities ahead for
    individuals that looked at your site.
    Hadoop admin training in Chennai
    software testing institute in Chennai

    ResponderExcluir
  77. Always so interesting to visit your site.What a great info, thank you for sharing. this will help me so much in my learning
    data scientist training in hyderabad

    ResponderExcluir
  78. Hi buddies, it is a great written piece entirely defined, continue the good work constantly.
    cyber security course malaysia

    ResponderExcluir
  79. Data Science course is for smart people. Make the smart choice and reach the apex of your career. Learn the latest trends and techniques from the experts.
    data science course

    ResponderExcluir
  80. I appreciate the author's information on the Best CA Coaching Institute in Hyderabad
    Top CA Coaching Institute in Hyderabad

    ResponderExcluir
  81. Selecting the best customer loyalty program management platform software depends on your specific business needs and goals. There are various software solutions available, each with its own set of features and capabilities.
    Best Customer Loyalty Programs Management Platform Software

    ResponderExcluir
  82. I merely like to send you a brief note of appreciation for the helpful advice you are providing on this website.
    CMA institute Hyderabad

    ResponderExcluir
  83. I was impressed with your site's organisation and the clarity with which you explained the idea to us. I appreciate you supplying this information.
    Best CEC Colleges In Hyderabad

    ResponderExcluir
  84. I was impressed with your website's layout and the way you explained the idea to us. I appreciate you giving this knowledge.
    SAP GRC Securities Training in Hyderabad

    ResponderExcluir