terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Como comprar uma guitarra pela internet (e os cuidados para não entrar numa fria) !

CENA 1 - Você entra em uma loja, olha aquela guitarra maravilhosa pendurada no expositor e pede ao vendedor para testá-la. Ele olha para você com aquela cara de falta de paciência e pergunta: "vai comprar ?".

CENA 2 - Você entra em uma daquelas galerias suspeitas do centro da cidade, sobe 4 andares de escada a pé, porque a escada rolante e o elevador estão quebrados, passa por vários elementos estranhos, punks, emos e outros da mesma fauna, por fim, entra em uma lojinha escura que vende instrumentos usados que parece que têm umas 3 ou 4 Fenders, completamente raladas... Quando seus olhos se acostumam com a escuridão, você vê um indivíduo com uma aparência indescritível atrás do balcão que nem se dá o trabalho de levantar os olhos para te olhar...

CENA 3 - Você passa pela loja e vê aquela guitarra que está procurando há semanas ! Sem esconder o sorriso de felicidade, entra na loja e pergunta o preço ao gordo que está no telefone. Ele nem olha para você e continua a falar por 10 minutos com o "Moreira"... Nessa altura, você já está morrendo de raiva com vontade de mandar o cara a m*&a e ir embora, mas como quer muito aquela guitarra, resolve ficar. Quando finalmente a ligação termina, o gordo se digna a te informar o preço do teu sonho: três vezes mais cara do que o preço que é vendida na Teodoro Sampaio...

------------

Não é piada. São situações que qualquer músico experiente já passou no Brasil, porque é assim que o consumidor costumava ser tratado quando queria comprar um instrumento ! Então, GRAÇAS A DEUS QUE AGORA EXISTEM LOJAS NA INTERNET ONDE PODEMOS COMPRAR NOSSOS INSTRUMENTOS !



Infelizmente, esse tipo de compra envolve um certo risco. O ideal é  comprar o instrumento depois de testá-lo com calma na loja, podendo escolher entre 2 ou 3 do mesmo modelo. Mas se até em algumas capitais o comércio de instrumentos é pouco desenvolvido, imaginem a situação de quem mora em cidades do interior !

Temos que aceitar no entanto que os custos de um lojista são maiores do que o de uma venda pela internet. É justo então que o preço na loja seja um pouco mais alto, digamos uns 10% ou mesmo uns  20%. Acima disso, começa a ficar interessante comprar pela internet.

Existem 3 tipos principais de compras pela internet:


  • Compra internacional, comprando um instrumento novo ou usado de uma loja ou do eBay;
  • Compra pela internet de um instrumento novo em uma loja que existe fisicamente mas também vende pela internet;
  • Compra de um instrumento novo em um site (não existe loja física);
  • Compra de um um instrumento novo ou usado através do Mercado Livre ou assemelhados.

Não vou falar de compras internacionais pois é uma coisa muito específica que envolve questões relativas a impostos e fretes. Não recomendo para iniciantes. Futuramente, podemos discutir o assunto.

Já se você compra de uma loja que existe fisicamente e também vende pela internet, recomendo o seguinte:
  • Verifique a reputação da loja em sites como o "Reclame Aqui";
  • Não faça a compra pelo site. Ao invés, ligue para a loja física e converse com o vendedor, se possível peça um desconto, em geral os vendedores têm margem sobre o preço do site. Todas as vezes que fiz isso, consegui !
  • Procure saber se o instrumento está em estoque na loja. Senão, procure saber o prazo de entrega do fornecedor;
  • Peça para o vendedor te mandar fotos reais da guitarra (em geral, a imagem que está no site é do catálogo do fabricante);
  • Atenção:Não compre em hipótese nenhuma se o instrumento estiver fora do Brasil e tiver que ser importado !
  • Procure saber o prazo de entrega correto e como vai ser entregue (correios, transportadora);
  • Documente toda a negociação através de troca de emails com o vendedor;
  • Procure saber se o produto (novo) será enviado com Nota fiscal. Se não for, não compre !
  • Pergunte antes de fechar negócio pela garantia e qual o procedimento em caso de problemas;
  • Quando pagar, se tiver que fazer o depósito em conta, faça apenas na conta bancária da loja ou de seus donos, não faça depósito em contas de terceiros. Isso é MUITO IMPORTANTE !
  • Confira o CNPJ da loja pelo site da Receita: Clique aqui.
  • Ao receber a entrega, abra a caixa antes e confira o conteúdo antes de assinar o recebimento.


Como comprar instrumentos em Sites


Agora, se você comprar de um site que não possui loja física, vende apenas pela internet, as recomendações são quase as mesmas acima, apenas a negociação terá que ser fechada pelo site. Mesmo assim, antes de fechar negócio tente ligar e conversar com alguém para esclarecer as questões levantadas. Nesse caso, é um pouco mais arriscado então recomendo, além do que disse acima, ainda o seguinte:

  • Procure saber há quanto tempo esse site opera, peça referências de outros clientes na sua cidade para quem eles venderam;
  • Mesmo sendo só o site, a empresa tem que existir, então peça e verifique o CNPJ no site da Receita.


Como comprar instrumentos no Mercado Livre


O Mercado Livre é o jogo bruto. Ali existe a possibilidade de fechar os melhores negócios mas também os riscos são muitíssimo maiores. Ainda assim, considero o advento do ML como uma benção paras os músicos, principalmente pela possibilidade de fechar ótimos negócios com instrumentos usados e pela possibilidade de trocas. Mas não recomendo para nenhum iniciante comprar instrumentos usados pela internet, é um risco que os iniciantes não têm experiência para avaliar.

Muito bem, e quais são os riscos de se comprar um instrumento pelo ML:

Diria que são os seguintes:

  • Não receber o instrumento;
  • Comprar um instrumento falsificado;
  • Comprar um instrumento roubado;
  • O instrumento vir com especificações diferentes ou algum defeito.
Então, para minimizar esses riscos vamos ter que entender como funciona aquilo lá. Existem alguns tutoriais como esse para aprender sobre o ML mas não cercam todas as questões. Eu recomendaria observar o seguinte:

  • Siga todas as regras já recomendadas anteriormente;
  • Desconfie dos preços muito baixos, não existe almoço grátis !
  • Procure saber com quem você está negociando, se é uma empresa ou uma pessoa física;
  • É fundamental ter o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) de quem está negociando com você (você só poderá pedir após dar o lance);
  • Não dê o lance se TODAS as suas dúvidas não tiverem sido esclarecidas e você não tiver certeza de que quer fazer aquela compra;
  • Olhe com cuidado desde quando o vendedor é usuário do ML. Desconfie de vendedores novos;
  • Desconsidere aquela barrinha colorida de reputação do vendedor, pegadinha total aquilo. Ao invés, leia TODAS as qualificações positivas e negativas do vendedor. Analise quais foram os produtos que ele vendeu. Atenção para as qualificações negativas. Lembre que cada qualificação positiva corresponde a uma venda que aquele vendedor fez e que deu tudo certo !
  • Minha recomendação pessoal é que você não compre de quem tiver menos do que 100 qualificações positivas mas isso vai de cada um e do negócio oferecido;
  • Dê preferências as lojas, são menos arriscadas do que as pessoas físicas;
  • Se você é iniciante, não compre instrumentos usados !
  • Para pagar, USE O MERCADO PAGO, SEMPRE !
  • JAMAIS FAÇA DEPÓSITOS EM CONTAS DE TERCEIROS (já disse mas é tão importante que repito !);
  • Se o vendedor for da mesma cidade e aceitar que você pegue a mercadoria pessoalmente, marque o encontro em um local PÚBLICO !
  • Atenção para a questão da Nota fiscal, As Receitas de alguns estados estão apreendendo muitas mercadorias enviadas pelos correios !
  • Receber via sedex a cobrar não traz segurança a ninguém ! Você só pode abrir o pacote depois que paga, se tiver uma pedra lá dentro os correios não devolvem seu dinheiro !
  • Não feche negócio com vendedores que tentam burlar as regras do ML, pedindo que você "dê lance em palhetas" ou colocam contato no anúncio. Se cara já é safado com o ML, imagine com você...

Poderia ficar escrevendo mil outras regras mas o principal é o bom senso e calma na negociação, é melhor perder uma oportunidade do que entrar em uma fria !

Outra coisa, se você é iniciante, não compre guitarras "de marca" como Fender e Gibson no ML, infelizmente parte significativa desses instrumentos são FALSOS !

Depois da compra, prepare-se para esperar uns 15 dias, mesmo que o vendedor disser que chega antes. Coisa mais irritante é aquele moleque que compra uma guitarra e no dia seguinte já está reclamando nos fóruns, "poh, fui roubado !!". SE VOCÊ É TENSO, IMPACIENTE E PREOCUPADO, NÃO COMPRE PELA INTERNET !

Por último, se houver algum problema depois da compra, tente resolver primeiro com calma e educação com o vendedor. Não xingue, não ameace e não difame. Problemas acontecem em todas as áreas, isso não quer dizer que o cara é um safado. Não piore as coisas. A pior maneira de resolver uma situação é um processo judicial, então essa deveria ser a última hipótese ! Abraços é até a próxima !




4 comentários:

  1. Ótimo post! Nada pior do que ser enganado nessas compras pela net...e o que não falta é pilantra por aí!

    ResponderExcluir
  2. Né o que. Descarto a possibilidade de compra pela internet, se tratando de instrumentos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz. Mas já pensou que tem muita gente que mora em cidades onde não existem lojas de instrumentos ?

      Excluir
  3. Compro muito pela internet. Moro em cidade do interior, mas há algumas lojas de instrumentos, mas infelizmente a variedade é pequena. Esses dias procurei um amplificador de guitarra na faixa de preço que posso pagar que tivesse um falante de 12" e Loop de Efeitos para poder ligar pedaleira e ter melhor som e simplesmente não encontrei, todos que tinham essa função passavam dos R$ 2.000,00, então tive de recorrer à internet.

    ResponderExcluir