terça-feira, 16 de outubro de 2012

Comprando uma guitarra (parte I)

Olá !

Nesse ponto, após termos estudado as características dos principais modelos de guitarras, você já deve estar em condições de escolher o modelo mais apropriado para o uso que pretende fazer. Ora, então agora basta entrar em um boa loja e comprar, não ?! Mas espere... Houston, temos um problema     !...

Guitarra cara x Guitarra barata !


Vamos dizer que você fez a opção por comprar um modelo Stratocaster. Aí você entra em uma loja e descobre que existem modelos de Stratocaster nas mais variadas faixas de preço, de R$ 300,00 a R$ 6.000,00 !!! E pior, aos olhos do leigo, todas parecem iguais. O que fazer, acreditar no que os vendedores das lojas disserem ? Então vamos precisar continuar o nosso estudo sobre o mercado de instrumentos musicais para entender melhor as opções e tomar a melhor decisão de compra.

Para facilitar, vou apresentar um divisão do mercado de guitarras em termos de faixa de preço e características, embora essa divisão seja apenas didática, nada rígida e bastante pessoal. Veja a tabela abaixo:

PREÇO
- Modelos para Iniciantes 1 DE R$ 200 A R$ 800
- Modelos para Iniciantes 2 DE R$ 800 A R$ 1.200
- Modelos Intermediários DE R$ 1.200 A R$ 2.500
- Modelos Profissionais DE R$ 2.500 A R$ 6.000
- Modelos Custom Shop / Signature ACIMA DE R$ 6.000

Assustou ? De fato, tocar guitarra não é um hobby barato, rs... Mas a boa notícia é que em todas essas faixas, é possível comprar um bom instrumento, obviamente dentro de certas limitações. Antes de discutirmos as características de cada uma dessas faixas de preço, gostaria de chamar a atenção para um fato: a diferença em termos de qualidade entre essas faixas é decrescente.Isso quer dizer o seguinte, a diferença de qualidade entre uma guitarra de R$ 200 e uma de R$ 1.500 é enorme mas a diferença entre uma de R$ 1.500 e uma de R$ 3.500 já não é tão grande assim !

No próximo post, vamos continuar essa série e conversar sobre se um iniciante deveria comprar uma guitarra cara ou uma barata, até lá e abraços !


6 comentários:

  1. Algum post sobre Amplificadores e Pedais?
    Se sim
    Me avisem por e-mail
    samuel_kuik@hotmail.com
    Vlew!

    ResponderExcluir
  2. e aew cara blz ? estou com varias duvidas e gostaria que vc me ajudasse se puder é claro , toco um pouco de violão e toquei poucas vezes em uma guitarra (emprestada ) e estou querendo comprar uma guitar e estou numa duvida cruel,curti mt o post da TG 530 , mas li outras coisas não mt boa dela, la vai as perguntas. 1ª pergunta - Qual guitarra vc me aconselha para fazer reggae ?
    2ª pergunta - Qual modelo melhor ? pq curto as strato por conta do rei Bob e o Jimi hendrix , mas tbm curto as les paul , por conta do Slash e Jimi page esses 4 cara são minhas influencias .
    lembrando que com o mulher custo beneficio , pois não tenho mta grana .
    valeu cara , teu blog é irado, e desculpa por perguntar tanto kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz ? Olha, para reggae eu recomendaria uma stratocaster, ela funciona muito bem nessa praia, o que não quer dizer que uma LP não possa ser usada, inclusive o Marley usava, mas acho a strato mais próxima dessa sonoridade. Agora para o som do Slash e mesmo do Jimmy Page realmente a Les paul é mais recomendada. Sugiro vc ler esse post aqui:

      http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2013/02/10-guitarras-com-otimo-custobeneficio.html

      Excluir
    2. Blz , entre a SX SST62 e a TG 530 qual vc me aconselha o preço de ambas são acessíveis, int preço não seria o diferencial nesse caso, em relação a sonoridade e qualidade .
      Valeu mas uma vez !

      Excluir
    3. A minha opinião é que a sst62 é melhor, mas sugiro vc dar uma examinada e tocar nas duas porque guitarra entra muito essa coisa de gosto pessoal.

      Excluir